A lição sempre atual do samba 'Volta por Cima' para superar os dias difíceis

Autoestima, autoconfiança e fé - Imagem criada pelo Capilot -

“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”: a força da autoestima, autoconfiança e fé
A vida, como bem sabemos, não é feita só de dias ensolarados. Há momentos em que tudo parece desabar, em que os ventos sopram contra e o chão parece fugir dos nossos pés.
Nessas horas, é fácil se deixar levar pelo desânimo, pela tristeza, pela sensação de falta de força para seguir adiante.
Mas, é justamente nesses instantes que precisamos buscar dentro de nós os elementos indispensáveis para nos mantermos de pé: a autoestima, a autoconfiança e a fé.
O samba "Volta por Cima" como inspiração para a superação
Sempre que me vejo diante de uma dificuldade, lembro de um samba que marcou época e que carrega uma mensagem poderosa. "Volta por Cima", composto por Paulo Vanzolini e eternizado na voz de Noite Ilustrada em 1963, é mais do que uma música: é uma inspiração de resistência, de superação e de coragem.
O trecho "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima" ecoa como um chamado à ação, uma lembrança de que cair faz parte, mas permanecer no chão é uma escolha.
Essa frase, tão simples e profunda, que me acompanha há anos e me ensinou que, por mais difícil que seja o momento, sempre há uma saída, sempre há um novo começo. Para enxergar essa saída, é preciso cultivar, justamente, a autoestima, a autoconfiança e a fé.
Autoestima: o reconhecimento do nosso valor
A autoestima é o reconhecimento do nosso valor. É olhar para si com carinho, com respeito, com admiração. Não se trata de arrogância, mas de saber que somos dignos de amor, de cuidado e de oportunidades.
Quando temos autoestima, não permitimos que os tropeços da vida definam quem somos. Sabemos que errar é humano, que falhar faz parte do processo, mas que isso não diminui nossa essência.
Autoconfiança: a crença na nossa capacidade
Já a autoconfiança é a crença na nossa capacidade de enfrentar os desafios. É acreditar que, mesmo diante do desconhecido, somos capazes de aprender, de crescer e de encontrar soluções.
A autoconfiança não nasce do sucesso, mas da persistência. É construída nas tentativas, nos erros, nas vezes em que nos levantamos depois de cair. É ela que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo quando tudo parece dizer o contrário.
Fé: o combustível da alma para dias melhores
E a fé, ah, a fé! Essa é o combustível da alma. Não falo apenas de um convencimento espiritual, importante para muitos.
Falo da fé na vida, na possibilidade de dias melhores, na força que nos habita. Ter fé é acreditar que o amanhã pode ser diferente, que o sofrimento não é eterno, que há luz no fim do túnel. É confiar que, mesmo sem entender os motivos, tudo tem um propósito, tudo contribui para o nosso crescimento.
As ferramentas para superar as dificuldades da vida
Essas três características: autoestima, autoconfiança e fé são como ferramentas que carregamos na mochila da vida. Às vezes esquecemos que elas estão lá, mas basta um lembrete, uma música, uma conversa, para que voltem à tona e nos ajudem a seguir.
Eu mesma já passei por momentos em que pensei em desistir. Em que o cansaço era maior que a esperança, em que as lágrimas pareciam não ter fim.
Mas nesses momentos, lembrava do samba: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". E me levantava. Às vezes com dificuldade, às vezes com ajuda, mas sempre com a certeza de que eu merecia continuar, que eu era capaz, que havia algo maior me guiando.
A decisão de seguir em frente e não se deixar vencer
A vida não é uma linha reta. É cheia de curvas, de altos e baixos, de surpresas. E tudo bem. Não precisamos ser perfeitos, não precisamos acertar sempre.
O importante é não perder de vista quem somos, o que queremos e o que nos faz felizes.
Se você está passando por um momento difícil, eu quero que saiba que você não está sozinho. Todos nós enfrentamos batalhas, todos nós temos dias ruins.
Mas, também temos dentro de nós uma força imensa, uma luz que não se apaga, uma capacidade de recomeçar que é admirável.
Lembre-se do samba. Lembre-se da frase. Lembre-se de que você pode levantar, sacudir a poeira e superar as dificuldades.
Não importa o tamanho do tombo, não importa quantas vezes você caiu. O que importa é a sua decisão de seguir em frente, de não se deixar vencer, de acreditar em si.
Encontrando sua força interior para uma vida mais leve
E se em algum momento você duvidar disso, pare, respire e olhe para si mesmo. Você vai encontrar sua autoestima, sua autoconfiança e sua fé. Elas podem estar escondidas, adormecidas, mas estão aí. E são elas que vão te conduzir para uma vida mais leve, mais feliz e mais verdadeira.
Espero, de coração, que ao ler este texto, você consiga perceber o quanto essas três características são indispensáveis. Que você se reconheça como alguém valioso, capaz e cheio de fé. Que você se permita errar, aprender e crescer.
E que, acima de tudo, você nunca se esqueça que a vida pode até te derrubar, mas você sempre pode se levantar, sacudir a poeira e superar as dificuldades.
Texto lindo demais!!
ResponderExcluirObrigada Luana, por sua visita e comentário...que bom que vc gostou!!
ExcluirLeitura muito linda aqui,Ana Lúcia!
ResponderExcluirRealmente precisamos enfrentsr os problemas e saber ser maiores que ele, dar a volta por cima e seguir!
beijos praianos, chica
Olá Chica, obrigada pela visita e comentário! bjs
ExcluirEssa samba é um clássico e tem uma mensagem muito forte que você desenvolveu brilhantemente em seu texto.
ResponderExcluirAli onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava...
Salve Beth Carvalho, a voz que deixou esse samba mais conhecido.
Oi Eduardo, obrigada! abraço!
ExcluirEm dias difíceis temos que ter fé só a fé em Deus pode mudar o rumo de nossa vida, e dá a volta por cima Ana bom domingo bjs.
ResponderExcluirOi Lucimar, obrigada pela visita e comentário....realmente é por aí, bom domingo, bjs
ExcluirBom domingo e bom início de semana Ana Lucia. Obrigado pela visita e comentário. Obrigado por dividir seu texto com muitas pessoas. Grande abraço carioca. Saudades de São Paulo. Foram dois meses de matérias, somente sobre a cidade. Grande abraço carioca.
ResponderExcluirOi Luiz, obrigada você por vir me prestigiar, gostei muito do seu blog, bom domingo, abraço!
ExcluirTexto interessante...às vezes, temos que limpar as lágrimas e continuar... nem sempre é fácil e não posso negar que tenho vontade de fugir...e quando estou deprimida, ou ouço música clássica ou a Marisa Monte...
ResponderExcluirNão conheço o samba, mas vou procurar na net...
Beijos e abraços
Marta
Olá Marta, obrigada pela visita e comentário, bjs e bom domingo!
ExcluirGostei muito de a ler, Ana.
ResponderExcluirE, sim, é exactamente como diz...tem que ser assim!
Beijo
Oi Ana, obrigada pela visita e comentário, bjs
ExcluirOlá, Ana Lucia! Boa reflexão.
ResponderExcluirÉ difícil, é complicado, mas não há outro jeito de enfrentar a vida e obter algum alento. Do contrário a gente cai num buraco e não levanta nunca mais. Por outro lado, há situações em que parece que alguma energia nos move e a gente levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima meio sem pensar, no piloto automático. E vai. Mas não importa o que vale é levantar e seguir. Em pé a gente se afirma, mas se ficar atirado às traças nada feito.
Bjsssssss, Marli
Oi Marli, exatamente tudo isso.... obrigada pelo sua visita e comentário, bjs
ExcluirExcelentes conselhos para a vida.
ResponderExcluirSão uma boa ajuda para qualquer pessoa, por muito resolvida que se ache.
Boa semana Ana Lúcia.
Um beijo.
Olá Jaime, obrigada!! boa semana para vc também!!! bjs
ExcluirA mensagem que passa é forte e importante. Gostei.
ResponderExcluirCláudia - eutambemtenhoumblog
Olá Cláudia, obrigada pela visita e comentário, abraço!
ExcluirUau, que blog lindo de auto ajuda
ResponderExcluirAdorei 🙂
Olá Porventura, obrigada pela visita e comentário, abraços
Excluir